quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Experimento da radiação

O projeto visa o campo da matéria e energia. Nele procuramos fazer uma analogia da radiação de um raio-x para descobrirmos o seu efeito.
A radidação se dá a partir do excesso de energia nos núcleos dos átomos. Quando essa energia é emitida na forma de matéria a intensidade da radiação é alfa ou beta.
Quando essa energia é emitida em ondas eletromagnéticas, obtemos o tipo mais forte de radiação: gama.
No experimento simulamos uma lâmpada incandescente emitindo radiação a um fototransistor com uma ventoinha ao meio para que sinal reconhecido pelo programa Audacity seja alternado.
A intenção é colocar diversos tipos de barreiras (ex: vidro, papel, plástico) para medirmos a intensidade dessa radiação.
Na lâmpada foi implantado um dimer para alternar a intensidade da potência elétrica.
O projeto tem uma proposta abrangente dos principais tipos e efeitos da radiação bem como o incentivo ao aprendizado das principais fontes radiotivas.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fatores que influem sobre os efeitos radiobiológicos.

Vários fatores influem sobre os efeitos radiobiológicos. São especialmente: 1 - A qualidade da energia ionizante; 2 - A intensidade da radiação (efeito reversível e irreversível); 3 - A maneira da Exposição, isto é, se de corpo inteiro ou de parte dele, se externa ou interna, se simples, continuada ou fracionada; 4 - O tempo de exposição; 5 - A distribuição de dosagens entre os diversos tecidos.