quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sugestoes de atividades em sala.

Atividades

O tema presta-se a uma abordagem interdisciplinar envolvendo as áreas de Física, Química e Biologia.



1. Peça aos alunos que façam um levantamento, com os seus dentistas ou com os dentistas do bairro em que residem, dos métodos de controle usados para exposição de raios-X aos pacientes. Um dos cuidados é a proteção do paciente com um avental de chumbo, enquanto o dentista deve manter-se a uma distância segura no momento da emissão do feixe de radiação. Além disso, a lei prevê a inspeção periódica do consultório por um profissional habilitado em controle de emissão de raios-X.

3. Hospitais e clínicas radiológicas costumam manter, blindados por cápsulas de chumbo, sais radioativos usados na diagnose e terapia de tumores. Há uma variedade grande de tratamentos que variam de raios-X a bombardeamento com fontes de raios gama. Programe uma visita a um centro radiológico hospitalar, onde os estudantes poderão anotar os procedimentos que atendem às normas de segurança.

4. Proponha também uma atividade interdisciplinar que alcance outras séries da escola e da comunidade, com o objetivo de chamar a atenção para os riscos das radiações. Para tanto, uma comissão de professores e alunos pode preparar folhetos e cartazes de esclarecimento que incluam questões como: o que são as radiações? Você está protegido delas? O consultório do dentista pode ser um lugar perigoso para você? Como e onde o hospital perto de sua casa armazena material radioativo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário